gente que inspira

Quem te inspira? Por quê?

Quando eu era caloura do curso de publicidade numa universidade federal, não existia o marketing digital. Telefone era para fazer ligações e sms era novidade. Mobilidade nas comunicações era não precisar mais ficar na fila do orelhão para chamar um taxi. A gente aprendia a revelar filmes e fotos nas aulas de fotografia, afinal era o que tem pra hoje. O tempo foi passando e fomos nos adaptando, estudando, aprendendo.

Muita coisa mudou de lá para cá, mas o ser humano continua o mesmo – biologica e instintivamente, o ser humano continua o mesmo primata previsível desde a pré-história. 

Talvez eu seja parte da última geração que viveu ambos os períodos, analógico e digital. Talvez isso seja uma vantagem sobre quem nasceu teclando. Talvez a sede por aprendizado, aprofundamento e aperfeiçoamento venha de ter recorrido à Barsa e hoje poder recorrer ao Google.

Nunca antes na história da humanidade houve tanto conhecimento disponível e, ao mesmo tempo, a impressão é que nunca fomos tão desinformados e tão fúteis enquanto humanidade. Musas fit lifestyle influencers serem mais admiradas, seguidas e ouvidas do que profissionais de educação física e de nutrição é apenas um sintoma da cultura da desinformação que estamos vivendo. Por isso me deu certo alívio ver (ao vivo e a cores) a ministra Cármem Lúcia ser aplaudida de pé. Quem dera as novas gerações aplaudissem mais carminhas e menos pugliesis...



Semana passada participei presencialmente de dois treinamentos do programa Cresça com o Google: Marketing Digital e Women Will. Antes de qualquer crítica, observação ou outra coisa, parabenizo ao Google pela iniciativa de disponibilizar gratuitamente tais treinamentos e tenho certeza que farão diferença na vida de muita gente (eu inclusa!)... Mas eu também diria que eles serão melhor aproveitados pelos leigos*.
(*gente que não é da grande área Comunicação e Marketing 😉).

O problema é que muita gente vai sair dali achando que é o Kotler, quando deveria contratar publicitários, fotógrafos, planners, designers, agências... Não é por acaso que um bom curso de comunicação, de desenho industrial ou de administração dura alguns anos, e não algumas horas 😉 Women Will me pareceu mais uma grande palestra motivacional do que propriamente um treinamento. Sociedade do espetáculo e reserva de mercado né. Vou falar mal por causa disso?!? De jeito nenhum. Num mundo que nos desmotiva diariamente, motivação nunca é demais.


Questione-se.

Por que damos tanta atenção aos nossos defeitos, em vez de alimentarmos nossas qualidades? Quem te inspira? Se você pudesse ser a mulher dos seus sonhos, quem você seria? Escolha alguém. Quem você seria? Observe as pessoas. Quem as inspira hoje? Por qual motivo? O que isso diz sobre nossa sociedade?

Quem te inspira? Por quê?


leia também:

auto-estima é algo que se constrói e que se aprende